Entrevista com Gustavo Drago na revista Conexão Literatura

11/10/2016 10:12
  1. Conexão Literatura: Poderia contar aos nossos leitores como foi o início da Drago Editorial?

Gustavo: Bem... a Drago Editorial, na verdade, completará em breve, dez anos de existência. Mas, no início, era apenas uma prestadora de serviços para escritores independentes que, além de agenciá-los, fazia criação de capa, revisão, diagramação etc... Com o tempo e com o destaque que começamos a ter no mercado editorial, alguns de nossos clientes, por confiarem demais em nossos trabalhos, começaram a deixar claro que, se a Drago fosse uma editora, certamente iriam publicar conosco. Como eu já tinha isso em mente. Ou seja: minha ideia era ir sentindo o mercado editorial, ganhando conhecimento na área, destaque e, aos poucos, transformando a Drago em editora – uma editora montada de escritor para escritor –, decidi que (há exatos dois anos) havia chegado a hora de dar o pulo do gato,  abrindo o recebimento de obras para avaliação.

 

  1. Conexão Literatura: Hoje são quantos autores já publicados? E há gêneros específicos de livros que a editora busca?

Gustavo: A Drago está com 99 autores. Ou seja: estamos às vésperas de fecharmos o nosso centésimo contrato. Temos recebido, em média, 50 obras para avaliação por mês. E esse número tende a aumentar consideravelmente, com os projetos que temos em vista para o futuro. Quanto ao número de obras publicadas, isso varia muito, dependendo do número de originais com qualidade que recebemos... e, claro, da disposição do escritor em aceitar nossa proposta de publicação. Para as obras reprovadas, todos os autores recebem a notificação, junto a um pequeno relatório explicando o porquê de sua obra não ter sido aprovada. Então, damos um prazo mínimo de 6 meses para que o autor possa retrabalhar a obra e nos reenviar para uma segunda avaliação. Posso estar enganado, mas acho que nenhuma outra editora faz isso. Não queremos, em hipótese alguma, desmotivar o autor em início de carreira... a nossa intenção é revelar novos talentos... então, precisamos lapidá-los! Quanto a gêneros específicos, não... não temos. Nosso foco principal são as obras de ficção, principalmente as diferenciadas e com forte poder de mercado. Mas como nossa proposta inicial é abrir espaço para novos escritores, em busca de Best Sellers, procuramos ser ecléticos e publicar de tudo um pouco, desde livros infantis, a contos e poesias. Mas sem abrir mão da qualidade em cada original.

 

  1. Conexão Literatura: Uma característica forte da Drago me parece ser a proximidade com os autores. Poderia falar sobre isso?

Gustavo: Sim, claro! Sou escritor, como qualquer outro escritor nacional. Por isso tamanha proximidade. Sei o que o autor nacional passa para chegar em algum lugar com seus sonhos e objetivos... e que procuram, não só a oportunidade de publicar seus escritos... não só a chance de serem lidos... mas carinho, atenção e respeito! Acho que esse é o nosso principal diferencial. Ainda não chegamos ao nível de suporte que gostaríamos de proporcionar, mas estaremos sempre melhorando e crescendo estruturalmente, para, não só atender toda e qualquer expectativa dos nossos autores, mas para também nos tornarmos referência em publicação de novos autores no Brasil. Afinal, estamos todos juntos na mesma jornada... temos o mesmo propósito que é ser lido e reconhecido por nossos esforços, pelo nosso trabalho... por nossa escrita!

 

  1. Conexão Literatura: Quais outras características da Drago você destacaria?

Gustavo: a qualidade dos nossos livros vem em primeiro lugar, tanto em acabamento material, quanto em designer gráfico. Todos têm elogiado nossas capas... os livros ficam impecáveis! E as histórias ainda são trabalhadas por nossos revisores, visando uma melhor qualidade também de conteúdo. Outra coisa que chama muito a atenção é que comercializamos nossos livros nas maiores lojas virtuais e livrarias do Brasil e do mundo. Em vendas pelos sites e, agora, aos poucos, com distribuição do livro físico. E claro, o suporte que damos, após a publicação, para todos os nossos autores. Não somos uma editora onde o autor tem sua obra publicada e depois, precisa se virar sozinho. Muito pelo contrário. Tanto que criamos um grupo “secreto” no Facebook, onde encontram-se reunidos todos os nossos autores e lá debatemos ideias, projetos etc... para que todos possam participar intensamente, mantendo-os motivados para nunca desistirem dos seus sonhos e objetivos!

 

  1. Conexão Literatura: Uma curiosidade, por que a logomarca da editora é uma guerreira?

Gustavo: a guerreira significa a luta do nosso escritor para conseguir vencer na profissão... para conseguir publicar e vender seus primeiros livros em um país como o nosso, onde lamentavelmente pouco se investe em cultura... onde as livrarias e editoras só dão espaço para as obras traduzidas... Queremos ficar marcados como a “Editora da Guerreira”... a editora que Valoriza, de fato, o Autor Nacional!

 

  1. Conexão Literatura: Para os autores interessados, como é o processo de envio de originais?

Gustavo: as obras podem ser enviadas através do nosso email: originais@dragoeditorial.com ou pelo próprio site da editora. Na página “contatos” há uma caixa onde você pode fazer upload do seu original. O prazo de avaliação é de, no máximo, dez dias úteis. E todos os nossos e-mails são respondidos, dentro de, no máximo, três dias.

 

  1. Conexão Literatura: Quais são os próximos passos da editora? Alguma novidade em vista?

Gustavo: Sempre (risos)! Por sermos uma editora nova no mercado, precisamos estar sempre com novidades em vista e projetos audaciosos. Entre eles, posso citar alguns: o lançamento de uma nova e exclusiva edição do livro O Pequeno Príncipe, que virá para consolidar de vez o nosso selo infantil no mercado nacional... o projeto Bienal do Rio 2017, onde marcaremos presença com um super stand para nossos autores, mas aberto para autores independentes e de outras editoras que não estejam expondo no evento... a tradução para Inglês e Espanhol das nossas obras com mais destaque e poder internacional, e disponibilização de vendas de forma impressa e em e-book pela poderosa Amazon...  e o mais importante de todos: o Prêmio Guerreiros da Literatura Brasileira!

 

  1. Conexão Literatura: Fale-nos um pouco sobre o prêmio:

Gustavo: a ideia do prêmio surgiu, a princípio, como uma forma de incentivar internamente nossos próprios autores. Iríamos presentear os escritores da casa mais talentosos  e esforçados com as estatuetas da nossa guerreira. Porém, a ideia foi crescendo... crescendo, e então, decidimos fazer algo em âmbito nacional, acrescentando várias categorias e abrindo para a participação de todos os autores brasileiros. Será mais uma forma de incentivo e de fazer em prol dos nossos escritores. O projeto da estatueta está em criação, estamos correndo para que fique pronto a tempo de ser divulgado nesta edição da revista, caso contrário, será divulgado na mídia logo após. O regulamento todo já está disponível para consulta no site da editora, mas podemos adiantar quais serão as categorias principais: Melhor Autor Drago Editorial (apenas para autores da editora), Melhor Autor Nacional (aberta para a participação em geral). Confira e participe!

 

  1. Conexão Literatura: Além de diretor da Drago Editorial, você também é autor. Poderia falar um pouco sobre sua saga Relíquia?

Gustavo: com todo prazer! A saga Relíquia, a princípio será uma septologia, mas posso escrever menos ou mais volumes, dependendo de como as coisas forem acontecendo em minha vida... e claro, da aceitação do público. Atualmente, são dois volumes já lançados, voltados para a cultura egípcia, mas com acontecimentos ocorridos em diversos países... e com personagens de diversas nacionalidades. E um terceiro volume, em processo de criação, que se passará em Machu Picchu. Inspirado em filmes como Indiana Jones, Tomb Raider e A Múmia, esses dois primeiros volumes foram trabalhados ao longo de dez anos, por mim e minha parceira Nana B. Poetisa, lapidando a fio uma trama sensacional e envolvente, que mistura diversos gêneros literários. Em Relíquia, vamos do romance, ao suspense e terror... da aventura, à ficção científica... do humor aos templos egípcios e grandes fatos históricos! A nossa intenção era criar algo inovador e impactante... e que pudesse agradar ao maior número possível de autores. Acho que conseguimos! E se você quiser conhecer mais sobre a saga, sugiro que confira as resenhas postadas no Skoob. Quem poderia melhor falar sobre isso, senão os nossos próprios leitores?

 

 

  1. Perguntas rápidas:

Um livro: O Reverso da Medalha.

Um(a) autor(a):  Talvez, Sidney Sheldon.

Um ator ou atriz: Sean Connery.

Um filme: Tomb Raider – A Origem da Vida.

Um dia especial: o dia em que me casei!

Um desejo: que todos os escritores nacionais possam ter as mesmas oportunidades que os grandes tiveram e que consigam enfim viver de sua profissão.

 

  1. Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Gustavo: Sim. Quero fazer um apelo a todas as livrarias do país. Deem mais espaço aos nossos autores nacionais (independentes ou não) nas vitrines e prateleiras com boas visualizações de suas lojas. Façam pilhagens... coloquem banners... convide-os para tardes e noites de autógrafos... sei lá! Eles precisam de destaque... os grandes autores da literatura mundial, NÃO! Seus livros se vendem sozinhos, tem nomes e campanhas de publicidade milionárias por trás... tem séries famosas ou filmes no cinema! Os nossos autores, não... tem sonhos sendo despedaçados e talentos tão grandes ou maiores que todas essas obras que são traduzidas aos montes e invadem o mercado editorial brasileiro. Vamos mudar isso! Garanto que outros Andrés Viancos e Talitas Rebouças serão revelados... e todos ganharão muito. Todos! Teremos mais autores nacionais vendendo seus livros e vivendo deles... teremos novos aspirantes a escritores... teremos muito mais leitores no país... e um mercado novo e, quem sabe, também milionário, para ser exportado. Por favor, acreditem na nossa literatura, nos NOSSOS AUTORES... como eu sempre acreditei! Sei o que estou dizendo, baseado em inúmeras das obras que temos recebido para avaliação... dignas de se tornarem BEST SELLERS!

 

Leia a revista na íntegra em: www.revistaconexaoliteratura.com.br/

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Contato

Rua Latino Coelho 110 - Penha
- Rio de Janeiro - CEP: 21070-720
(21) 3128-9248

Atendimento de Segunda à Sexta,
exceto feriados, das 10 às 18 horas.
contatos@dragoeditorial.com